Mackenzie Davis, a atriz que dá vida a Cameron Howe na série do AMC Halt And Catch Fire, fala sobre o sentido de moda de Cameron e compartilha um desafio inesperado que ela enfrentou para o papel.
Pergunta: Qual é a principal diferença entre você e a Cameron? E quais as semelhanças?
Resposta: A principal diferença provavelmente seja a maneira como funciona a nossa mente. A Cameron tem essa confiança forte em suas habilidades. Acho que nossa intensidade pode ser parecida, mas tudo nela é amplificado. Posso me ver nela de muitas maneiras, ela é como uma versão aumentada de mim.
P: A Cameron é uma menina prodígio. Você sabia algo sobre programação de computadores antes?
R: Estudei um pouco de programação no colégio como um pré-requisito para uma aula de computação, e eu realmente gostava de programação em HTML. Então eu conhecia pelo menos o sentimento de como pode ser excitante programar. Além disso, pesquisei muito para entender aquela época, os requisitos para um trabalho desses e tudo o que a Cameron poderia estar sentindo naquele momento.
P: A Cameron tem um senso único de estilo e moda. Você acompanhou o trabalho da equipe de figurino para adicionar seu toque pessoal?
R: A figurinista, Kimberly, é brilhante. Eu tive ideias muito claras sobre a maneira que a Cameron deveria se vestir e ela também, então trabalhamos muito bem juntas para realmente criar o personagem. Foi muito bom e original.
P: Conhecemos a Cameron como a única mulher na aula de programação. Como foi interpretar uma programadora mulher num meio dominado pelos homens?
R: Uma das coisas maravilhosas sobre a Cameron é que ela sabe que é uma exceção, então isso passa a ser uma fonte de inspiração para ela trabalhar duro. Ela não deixa a opinião dos outros influenciarem na sua ambição ou habilidades. No máximo, isso adiciona munição pra ela seguir em frente. Mesmo pesquisando aquela época e vendo o papel das mulheres na programação – na verdade existiam muito mais programadoras no início dos anos 80 do que agora -, a Cameron não é muito afetada por isso.
P: A Cameron definitivamente tem uma atitude de “não mexe comigo”. Qual é o truque para interpretar um personagem com tanta individualidade?
R: Ela foi descrita para mim como uma pessoa muito arrogante e eu não acho que seja bem assim. Ela apenas sabe, de verdade, que ela é mais inteligente que a maioria das pessoas ao seu redor e que ela tem ideias mais inovadoras. É muito libertador ser uma pessoa que diz “Sim, eu sei que sou demais!” e não ter que usar uma máscara falsa de humildade.
P: Você acha que ela é rebelde? Como você descreveria a Cameron?
R: Ela está no limite de um adulto iconoclasta, mas ela ainda tem rastros da adolescência nela. Ela tem muita energia. Sim, eu poderia dizer que ela é rebelde, mas ela tem muita confiança nas suas próprias ideias e não abaixa a cabeça para qualquer autoridade que esteja em seu caminho.
P: Existe uma química muito clara entre a Cameron e o Joe MacMillan. Como você e o Lee fizeram para mostrar isso de maneira tão óbvia?
R: A gente se deu bem desde quando nos conhecemos, e eu acho que nós dois realmente entendemos os personagens e a atração que existe entre eles.
P: Onde você busca inspiração para a Cameron?
R: Eu construí um passado pra ela, mas não foi baseado em ninguém. Foi baseado nas conversas que tive com os roteiristas e nas pesquinas que fiz sobre programadoras e os tipos de personalidade dessa era.
P: Qual foi o principal desafio do personagem?
R: Eu sou péssima digitando!!
P: Isso é muito irônico!
R: [risos] Praticar com um teclado velho em cada antes de cada episódio é sempre uma batalha complicada.
Veja também a entrevista com Lee Pace, que interpreta Joe MacMillan em Halt And Catch Fire!
Mais sobre a série:








